As previsões disponibilizadas são obtidas automaticamente através de processamento estatístico de modelos numéricos, sendo atualizadas duas vezes por dia (a primeira entre as 07 e as 09UTC, e a segunda doze horas depois).
As previsões são apresentadas em hora UTC. No continente e na Região Autónoma da Madeira, a hora local coincide com a UTC durante o horário de inverno e passa a UTC+1 no horário de verão. Desta forma, nestas regiões, 10h UTC correspondem a 10h no inverno e 11h no verão. Na Região Autónoma dos Açores, a hora local é UTC 1 no inverno e UTC no verão.
Em certas situações meteorológicas, o estado do tempo poderá não ser reproduzido adequadamente pelos modelos numéricos. Em particular, os modelos numéricos tendem a apresentar limitações na reprodução exata da hora e do local de ocorrência da nebulosidade e da precipitação, sendo frequentes desvios espaciais da ordem dos 30 a 50 km e temporais de cerca de 1 a 3 horas.
Esta previsão automática poderá ser distinta da previsão descritiva elaborada pelos meteorologistas, pois estes têm ao seu dispor informação adicional e mais atualizada, pelo que o utilizador deverá consultar também essa previsão e eventuais avisos meteorológicos.
Para aferir o grau de confiança da previsão, são apresentados dois valores de probabilidade de precipitação:
na previsão diária é apresentada a probabilidade de precipitação (igual ou superior a 1mm/24h). Essa probabilidade varia entre 0 e 100%, pretendendo oferecer um grau de confiança na previsão para esse dia.
na previsão horária/tri-horária é apresentada a probabilidade de precipitação (igual ou superior a 0.3 mm) nas últimas três horas. Este valor permite identificar o(s) período(s) do dia em que a ocorrência de chuva e/ou neve é mais provável. No entanto, em determinadas situações meteorológicas, poderá ocorrer ou não precipitação independentemente dos valores de probabilidade.
A temperatura sentida é uma estimativa de como o nosso corpo percebe a temperatura real do ar, levando em conta fatores ambientais que alteram essa sensação, sendo calculada a partir da temperatura, humidade relativa do ar a 2 m e da intensidade do vento.