2022-12-20 (IPMA)
O IPMA participou na campanha "Sou Rico em Ómega 3" que visa alertar os cidadãos para a importância do consumo de pescado e também para os riscos da alimentação pobre em peixe na saúde, em particular, na cardiovascular.
O Instituto desenvolveu e validou um inquérito destinado a conhecer os hábitos de consumo de pescado da população portuguesa com vista a relacioná-los com um indicador de saúde cardiovascular recentemente desenvolvido, o índice ómega 3. A avaliação do perfil de ácidos gordos que permitem a avaliação do índice ómega 3 dos participantes foi levada a cabo nos laboratórios da Divisão de Aquacultura, Valorização e Bioprospeção (DivAV) do IPMA, em Algés.
Para o efeito, realizou-se uma colheita de sangue de 1126 pessoas e solicitou-se também o preenchimento de um inquérito alimentar detalhado, sendo que esta amostra da população foi escolhida por forma a ser tanto quanto possível representativa da realidade portuguesa.
Os resultados mostraram que a maioria da população consome entre duas e quatro refeições semanais, apresentando um Índice ómega 3 global da população de 4,8 %, um valor que representa um risco intermédio de doença cardiovascular em Portugal. Verificou-se a existência de uma forte correlação entre o consumo de pescado e o aumento do índice ómega 3 na população portuguesa.
Este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre os hábitos de consumo de pescado da população Portuguesa e o índice ómega 3.
Dada a importância deste índice para o risco de doença cardiovascular, procurou-se desta forma obter um retrato da predisposição da população portuguesa para a doença cardiovascular e sua relação com a frequência de consumo de pescado.
Adicionalmente, outros fatores com potencial influência no índice omega 3 e no consumo de pescado foram avaliados, nomeadamente o género, idade, nível de escolaridade, localização geográfica (incluindo proximidade da costa e região), tabagismo, prática de exercício físico, hipertensão, doença cardiovascular prévia, doença inflamatória e índice de massa corporal (uma medida da obesidade).
A campanha contou com o financiamento do Mar2020, o promotor deste projeto foi a Fileira do Pescado, o IPMA foi parceiro, contando com o apoio da Fundação Portuguesa de Cardiologia.