2025-11-04 (IPMA)
A 63.ª Sessão do Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC-63) decorreu entre os dias 27 e 30 de outubro, em Lima, Peru, contando com a participação de aproximadamente 300 delegados, incluindo representantes de 89 países membros, bem como organizações internacionais e da sociedade civil. A representação de Portugal no evento foi assegurada pelo IPMA.
O objetivo geral desta sessão era a aprovação de um plano de trabalho para a produção do Relatório Metodológico sobre Tecnologias de Remoção de Dióxido de Carbono, Utilização e Armazenamento de Carbono, entre outros itens da agenda. A prioridade do Painel era chegar a um acordo sobre o plano de trabalho para o sétimo relatório de avaliação (AR7). Discussões significativas em plenário, grupos de contacto e reuniões não conseguiram chegar a um consenso.
Apesar do consenso sobre os primeiros cinco volumes propostos deste relatório e parte do volume 6, os delegados continuaram a expressar reservas sobre a inclusão de um volume sobre a remoção direta de CO2 de corpos de água, referindo preocupações sobre a eficácia, escalabilidade, legalidade e impactos ambientais dessas tecnologias. Em contraste com as discussões sobre o plano de trabalho, os delegados conseguiram chegar a um consenso sobre a sua estrutura.
O Painel abordou ainda questões orçamentais, relatórios de progresso, um relatório do Comitê de Conflito de Interesses, questões relacionadas à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC) e à Plataforma Intergovernamental de Ciência e Política sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistémicos (IPBES), e a admissão de organizações observadoras. O Painel também concordou em convocar uma reunião de especialistas sobre informações climáticas regionais e um novo atlas interativo.
Imagens associadas