2026-01-20 (IPMA)
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) assinalou, no passado dia 16 de janeiro, o seu 14.º aniversário, numa celebração marcada por momentos institucionais, científicos e culturais.
A comemoração que antecedeu a data oficial da criação do Instituto, em 2012, reuniu trabalhadores e convidados e refletiu mais um ano de partilha de conhecimento científico ao serviço da sociedade. O programa teve início na sede do IPMA, com a visita do Senhor Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Prof. Doutor Salvador Malheiro, e que foi recebido pelo Conselho Diretivo. Seguiu-se uma visita ao briefing com as entidades do sistema de proteção civil e aos centros operacionais de meteorologia, meteorologia aeronáutica e sismologia e tsunamis.
No âmbito da comemoração, destaca-se a assinatura do contrato-programa do GENEMARE - Biobanco Nacional de Recursos Genéticos Marinhos, entre o IPMA e a Câmara Municipal de Oeiras (CMO), um projeto considerado “estruturante” pelo Senhor Secretário de Estado, que coloca o país “na linha da frente” na preservação e valorização dos recursos biológicos marinhos (imagem 2). O projeto de cerca de 2M € milhões de euros será financiado pelo programa Mar 2030, no âmbito do apoio à aquisição de equipamentos, cabendo à autarquia de Oeiras um investimento adicional de 2M € para a construção do edifício. O Genemare será uma infraestrutura crítica de apoio à economia azul, em particular nas áreas da biotecnologia azul, que aplica recursos genéticos marinhos a setores como a indústria farmacêutica, cosmética, biomateriais, têxtil ou rações, promovendo ainda a inovação, empregabilidade qualificada e o desenvolvimento de alternativas sustentáveis às matérias-primas de origem fóssil.
A celebração incluiu a visita à obra do HUB AZUL Oeiras Mar, situado nas instalações do IPMA Algés, que contou com a participação do Presidente da CMO, Dr. Isaltino Morais, e de vários representantes de entidades ligadas ao mar. Em fase final de acabamentos, a infraestrutura promete transformar o campus numa área de forte desenvolvimento na interface entre a investigação e a economia azul, em particular na área da robótica submarina, fomentando ainda a museologia, formação e literacia oceânica e reforçando a capacidade de projeção internacional do IPMA.
O programa comemorativo integrou ainda momentos culturais, como a homenagem ao poeta e antigo meteorologista do IPMA, José Blanc de Portugal, oom a leitura de poemas por parte da sua filha mais velha e neta, assim como a atuação da Orquestra de Jazz do Conservatório Nacional, sob a direção do professor Luís Cunha. Foram igualmente homenageados os funcionários mais antigos do Instituto e entregue o I Prémio Fátima Espírito Santo ao jovem investigador distinguido pelo melhor trabalho académico nas áreas da Meteorologia e do Clima.
As celebrações encerraram com um momento de convívio, assinalando os 14 anos de serviço público do IPMA enquanto instituto que integra as áreas da atmosfera, de sismos e tsunamis e do mar, reafirmando o seu compromisso com a ciência, o conhecimento e a sociedade, agora reforçado por uma aposta estratégica no futuro dos recursos genéticos marinhos.
Imagens associadas