2025-10-24 (IPMA)
O IPMA organizou, a 21 de outubro, um workshop sobre o tema “Contas dos serviços dos ecossistemas marinhos: valor do mar português”, que teve, como objetivo principal, contribuir para uma reflexão estratégica e multidisciplinar sobre o desenvolvimento metodológico da conta dos serviços dos ecossistemas marinhos no Espaço Marítimo Nacional.
Foram abordados dois temas principais: num primeiro painel, discutiu-se a abordagem metodológica a aplicar aos ecossistemas de mar profundo e aos serviços ecossistémicos de regulação climática. Num segundo painel, exploraram-se as implicações metodológicas a considerar na utilização dos resultados da conta dos serviços dos ecossistemas marinhos no apoio à política climática e ao desenvolvimento de instrumentos de política pública, nomeadamente, blue bonds (títulos azuis), como instrumentos inovadores de financiamento da conservação e proteção marinha e da Economia Azul em Portugal.
O workshop decorreu na sede do IPMA, em Lisboa, em formato híbrido e envolveu mais de duas dezenas de participantes de universidades e centros de investigação a nível nacional: Centro de Ciências do Mar (CCMAR/UAlg), Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR/UPorto), Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE/ULisboa),Nova School of Business and Economics (NOVA/SBE), Institute of Marine Sciences (OKEANOS/UAçores) e Universidade de Coimbra, bem como de organismos do Estado e agências da administração central: Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Instituto Hidrográfico (IH), e entidades regionais da Madeira e dos Açores, respetivamente, Direção Regional do Ambiente e Mar da Madeira (DRAM) e Direção Regional das Políticas Marítimas dos Açores (DRPM). Participaram também especialistas em finanças (SAER e International Finance Corporation do World Bank Group), para além de vários investigadores do IPMA. O workshop contou ainda com o apoio do Instituto Nacional de Estatística (INE), no enquadramento metodológico do tema.
Este workshop constituiu mais um passo na consolidação duma rede de trabalho alargada com a comunidade técnico-científica nacional, no quadro do desenvolvimento das contas dos ecossistemas marinhos coordenado pelo IPMA. Os resultados, desenvolvidos sobre a informação que foi apresentada por Portugal na Conferência do Oceano das Nações Unidas, em Nice, em junho de 2025, serão apresentados na COP30 da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC), que decorrerá em novembro, em Belém, no Brasil.
Imagens associadas