2025-11-21 (IPMA)
Entre os dias 10 e 14 de novembro, decorreu nas instalações do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Oceanografia (INIPO), na Guiné-Bissau, uma ação de formação em língua portuguesa, dedicada à análise de bases de dados e criação de dashboards.
Dirigida a 12 técnicos e investigadores do instituto, esta iniciativa, conduzida pela investigadora Manuela de Oliveira, contou com o apoio do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e das Universidades Lusófonas de Lisboa e da Guiné-Bissau. O objetivo desta formação foi potenciar as competências dos formandos no tratamento, visualização e interpretação de dados científicos, promovendo uma gestão mais eficaz no domínio da investigação marinha e das pescas.
Esta ação insere-se no âmbito dos protocolos de colaboração e troca de conhecimentos científicos entre as instituições portuguesas e guineenses envolvidas.
Durante cinco dias e perfazendo um total de 20 horas em sala, os participantes exploraram metodologias de análise de dados, ferramentas para a criação de dashboards interativos e boas práticas na elaboração de relatórios digitais aplicados ao contexto do INIPO.
Imagens associadas