2025-12-05 (IPMA)
Terminou hoje a campanha anual de investigação Demersal de 4.º trimestre, "Outono 2025", levada a cabo durante 26 dias no navio de investigação Jákup Sverri, do Faroe Marine Research Institute (FMRI), decorrente do protocolo celebrado com o instituto das Ilhas Faroé. Uma vez que o Sr. Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, se encontra em missão no estrangeiro, a sua chefe de Gabinete, Inês Durães, subiu a bordo, a fim de apresentar os seus cumprimentos e agradecimentos à equipa do IPMA e aos colegas do FMRI.
No decorrer da campanha iniciada a 9 de setembro, os 12 técnicos e investigadores da Divisão de Modelação e Gestão de Recursos da Pesca (DivRP) do IPMA amostraram as capturas efetuadas por meio de arrastos de fundo ao longo de toda a plataforma continental portuguesa, desde Caminha a Vila Real de Santo António, dos 20 aos 500 metros de profundidade. Realizaram-se 102 arrastos de pesca, dos quais 93 são considerados válidos para a monitorização dos recursos pesqueiros disponíveis ao arrasto de fundo, permitindo estimar a abundância, recrutamento, distribuição espacial e estrutura por comprimento de diversas espécies de interesse comercial, nomeadamente pescada, carapau-branco, verdinho, sarda, cavala, besugo e lula, entre outras.
Paralelamente, esta operação recolhe informação essencial sobre a biodiversidade dos ecossistemas para a avaliação do Bom Estado Ambiental (BEA) da plataforma continental portuguesa, no âmbito da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM), assim como amostras adicionais para apoiar outros projetos e instituições nacionais e estrangeiras, no âmbito da colaboração interinstitucional.
Nas próximas semanas, os dados obtidos serão analisados e o relatório referente à campanha ficará disponível para consulta na página do IPMA.
A campanha Demersal "Outono 2025" é financiada pelo Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), sob a responsabilidade da DivRP. Inserida no Quadro de Recolha de Dados da União Europeia, no âmbito da Política Comum das Pescas, segue metodologias internacionalmente reconhecidas no contexto do “International Bottom Trawl Survey Working Group” (IBTS) do “International Council for the Exploration of the Sea” (ICES), com a denominação oficial de Campanha PT-IBTS Q4.
Imagens associadas