2025-05-02 (IPMA)
O navio de investigação (NI) Diplodus, pertencente à frota de navios do IPMA, deu entrada no estaleiro da Marina Formosa Algarve Boatyard, em Olhão, para uma intervenção programada de manutenção e requalificação profunda da embarcação. Esta operação tem como objetivo assegurar a continuidade das suas capacidades operacionais e reforçar a fiabilidade no apoio às missões científicas do Instituto.
O NI Diplodus, dedicado a operações em zonas costeiras, desempenha um papel fundamental em projetos de investigação e monitorização relacionados com a atividade da pequena pesca, recursos pesqueiros, geologia marinha e geofísica. A docagem inclui intervenções ao nível do casco, sistemas de propulsão, equipamentos científicos e outras melhorias técnicas essenciais para a segurança, conforto e eficácia das missões, bem como para a garantia da qualidade dos dados recolhidos.
A intervenção constitui uma modernização profunda e uma revitalização do NI Diplodus, reafirmando-o como uma embarcação de excelência para a investigação costeira, a qual é financiada pelo Programa Mar2030, ao abrigo do Programa MOPPA. Este tem por objetivo principal obter informação de base que permita melhorar a gestão e governança da pequena pesca costeira e da apanha, tendo em vista a exploração sustentada dos recursos e dos ecossistemas onde estas importantes atividades se desenvolvem. Estes objetivos inserem-se no âmbito da Política Comum das Pescas e no Plano Estratégico da Pequena Pesca 2022-2030.
O regresso à atividade do NI Diplodus está previsto para o verão de 2025, data em que estará apto para retomar as campanhas de monitorização dos bancos de bivalves, que ocorrem ao longo da costa continental portuguesa, e se encontram previstas no programa MOPPA.
Imagens associadas