2025-11-28 (IPMA)
No âmbito do trabalho que desenvolve enquanto responsável pelo Sistema Nacional de Monitorização de Moluscos Bivalves (SNMB), o IPMA organizou, na tarde de 26 de novembro, a sessão de divulgação “Classificação e Monitorização das Zonas de Produção de Bivalves” nas suas instalações de Algés. Destinada essencialmente ao setor produtivo, a iniciativa mobilizou cerca de 170 pessoas, contando com a presença de representantes de diferentes entidades ligadas à investigação, segurança alimentar e fiscalização, entre outras.
A abertura da sessão ficou a cargo do Presidente do instituto, José Guerreiro, e da Gestora da Autoridade de Gestão do Programa Mar 2030, entidade financiadora, Dina Ferreira.
No primeiro painel foi apresentada a missão do SNMB e explicada a delimitação, classificação e gestão das zonas de produção de bivalves, tendo ainda sido focados a programação e os cuidados das amostragens, assim como a monitorização microbiológica e a monitorização de metais contaminantes. Já o segundo e último painel abordou a monitorização de fitoplâncton nocivo e a monitorização de biotoxinas marinhas nas diferentes zonas de produção, encerrando com a apresentação da comunicação que tem vindo a ser realizada junto dos produtores.
O programa compreendeu igualmente uma mesa redonda, que contou com a participação de representantes da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária, da DOCAPESCA, da Associação Portuguesa de Aquacultores, da Organização de Produtores Viana Pesca e da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, e cuja moderação foi assegurada pelo IPMA.
No final de cada painel e também na mesa redonda, o público foi convidado a colocar questões, o que permitiu esclarecer dúvidas sobre os temas apresentados e ainda refletir sobre os mesmos.
A Diretora do Departamento do Mar e dos Recursos Marinhos do IPMA, Ivone Figueiredo, procedeu ao encerramento da sessão.
Imagens associadas