2026-07-21 (IPMA)
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em parceria com o CoLAB +Atlantic e com o apoio da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), promoveu, no dia 24 de junho, um workshop prático na Estação de Melhoramento de Plantas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), em Elvas.
A iniciativa reuniu cerca de 30 participantes, entre profissionais dos setores agrícola e florestal e investigadores, com o objetivo de apresentar a plataforma Agroclima (agroclima.ipma.pt), bem como os indicadores e avisos agroclimáticos desenvolvidos para apoiar a tomada de decisão nestes setores.
Durante a sessão foram igualmente apresentados outros serviços climáticos disponibilizados pelo IPMA e pelo Serviço de Monitorização das Alterações Climáticas do programa Copernicus (C3S), destacando o seu contributo para uma gestão mais eficiente e resiliente da atividade agrícola e florestal.
O workshop decorreu no âmbito do projeto NCP-C3S, integrado nos programas colaborativos nacionais do Copernicus Climate Change Service (C3S), gerido pelo Centro Europeu de Previsão Meteorológica a Médio Prazo (ECMWF).
A componente técnica e a demonstração das funcionalidades da plataforma estiveram a cargo de uma equipa conjunta do IPMA e do CoLAB +Atlantic. O IPMA esteve representado pelos técnicos Vanda Pires e Carlos Pereira, da Divisão de Clima e Alterações Climáticas (DivCA) e da CoLAB +Atlantic estiveram presentes Rita Cunha, Paula Salge e André Brito.
Com esta iniciativa, o IPMA reforça o seu compromisso com a transferência de conhecimento científico para os utilizadores finais, disponibilizando ferramentas inovadoras que apoiam a adaptação às alterações climáticas e promovem a resiliência e a sustentabilidade dos setores agrícola e florestal em Portugal.
Imagens associadas