2025-07-23 (IPMA)
A apresentação oficial do Programa de Monitorização da Pequena Pesca e Apanha (MOPPA), a mais recente aposta do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), decorreu hoje nas suas instalações em Algés. O evento contou com a participação do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro.
Uma das áreas de atividade piscatória que tem uma dimensão não só económica, mas também social e cultural muito relevante em Portugal, é a pequena pesca e apanha apeada, recorrendo a grande diversidade de artes de pesca e espécies capturadas e de elevado valor comercial.
Trata-se de uma atividade que mobiliza mais de 1300 pescadores e apanhadores, com um importantíssimo papel de coesão nas comunidades litorais, avaliando-se o esforço de pesca em mais de 3000 toneladas, que corresponde a um valor de primeira venda em lota superior a 11 milhões de euros.
Apesar desta relevância, verifica-se uma carência de informação científica disponível para apoio à gestão destes valiosos recursos e à atividade económica. É esta lacuna de conhecimento e apoio à gestão que o MOPPA, financiado pelo programa MAR 2030 em 1,8 M€, vem colmatar.
Abrangendo toda a costa continental portuguesa, incluindo os principais sistemas estuarinos e lagunares, desde a Ria Formosa ao estuário do Lima, o programa tem como objetivo obter a informação de base que permita melhorar a gestão e governança da pequena pesca costeira e da apanha, tendo em vista a exploração sustentada dos recursos e dos ecossistemas onde estas atividades se desenvolvem.
Em paralelo com os estudos biológicos, serão realizados estudos socioeconómicos e de caracterização da atividade da pequena pesca, contemplando todos os portos de pesca do continente utilizados pela frota da pequena pesca.
A fim de assegurar a prossecução dos trabalhos previstos, procedeu-se à recuperação integral e modernização do Navio de Investigação (NI) DIPLODUS, pertencente à frota do IPMA, que implicou um investimento de cerca de 0,5 M€. O programa beneficia ainda de uma estreita colaboração com o sector, envolvendo amostragens a bordo de embarcações da pesca comercial ao longo de toda a costa.
Além da apresentação oficial do MOPPA, o evento compreendeu o lançamento de alguns dos seus outputs, nomeadamente o livro “Apanha e pesca apeada em Portugal continental: Análise do número de licenças e das capturas registadas em lota” e um vídeo alusivo ao programa.
Imagens associadas