2025-09-24 (IPMA)
Decorreu esta manhã no auditório do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Matosinhos, a reunião de apresentação dos trabalhos de carácter técnico-científico de recolha de dados geofísicos, geotécnicos e ambientais no âmbito do Projeto PRR C21-i07.01 “Estudos técnicos para potencial energético offshore” aos dirigentes representantes do setor da pesca. Estes estudos preliminares são coordenados pelo IPMA, com a colaboração do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), sendo a Campanha 2025, atualmente em curso na zona de Leixões, realizada a bordo dos navios da empresa Ocean Infinity, contratados para o efeito.
Considerando essencial a troca de impressões e informação ao setor, o IPMA promoveu a reunião, que contou com a participação da Associação de Armadores de Pesca do Norte (AAPN), da Associação dos Armadores das Pescas Industriais (ADAPI), da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO) e da Cooperativa de Produtores de Peixe do Norte, C.R.L. (PROPEIXE).
Na sequência da abertura pelo Presidente do IPMA, foram apresentadas as componentes geofísica e geotécnica e a componente ambiental pelos investigadores Pedro Terrinha (Coordenador do Projeto) e Alexandra Silva. Seguiu-se uma sessão de perguntas e respostas, tendo sido acordados mecanismos de comunicação ágeis, no sentido da maior compatibilização das campanhas oceanográficas com as atividades de pesca.
Todos os participantes visitaram um dos navios em operação, o ARMADA 7805, no qual foi possível conhecer os equipamentos utilizados, modo de operação e metodologias de recolha de dados e informação, em particular de geofísica e geotecnia, para os trabalhos em curso.
Imagens associadas