2025-07-30 (IPMA)
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é o ponto de contacto nacional do Programa Internacional Argo, uma rede de observação do Sistema Global de Observação do Oceano (GOOS-Global Ocean Observing System). O programa opera uma rede de cerca de 4000 flutuadores autónomos distribuídos por todo o Oceano Global, que medem temperatura, salinidade, pressão e correntes oceânicas até aos 2000 metros de profundidade, transmitindo os dados, em tempo quase real, via satélite.
Atualmente, o programa recolhe, por mês, 13000 perfis de temperatura e salinidade, o que excede, em muito, a quantidade de dados que pode ser recolhida abaixo da superfície do oceano por qualquer outro método. O IPMA tem vindo a lançar, ao largo da costa portuguesa, flutuadores de programas de outros países, como Argo França e Argo Irlanda, através de uma colaboração internacional.
No passado dia 21 de julho, uma equipa do IPMA lançou, com sucesso, o primeiro flutuador Argo Português, que foi adquirido no âmbito do Programa Argo.PT, a contribuição nacional para o Programa Internacional Argo. O flutuador foi lançado por investigadores e técnicos do IPMA, a bordo do veleiro científico ER Libries, com o suporte técnico e logístico da Blue Geo Lighthouse (BiGLe), proprietária da embarcação.
Este primeiro flutuador foi lançado no Canhão de Setúbal, aproximadamente 25 milhas náuticas a SW do Cabo Espichel, numa zona de profundidades superiores a 2000 metros. Este esforço conjunto entre o IPMA e a BiGL sublinha a importância da colaboração entre instituições públicas e entidades privadas na promoção da excelência científica portuguesa ao serviço da sustentabilidade do Oceano.
Com esta iniciativa, Portugal dá um passo decisivo na contribuição para os esforços de monitorização do Oceano Global, reforçando a capacidade científica e operacional nacional para a observação sistemática e contínua do ambiente marinho. Esta informação é essencial para compreender o papel do oceano no sistema climático da Terra, permitindo assim previsões mais precisas sobre as alterações climáticas futuras, bem como melhorar as previsões meteorológicas e oceânicas operacionais e os modelos climáticos.
Agradecimentos:
- O flutuador Argo foi financiado pelo projeto “OBSERVA.PT - Observações a bordo de navios comerciais nacionais para apoio à proteção e restauração da biodiversidade nos ecossistemas marinhos do Mar Português” (MAR-01.04.02-FEAMP-0002), financiado pelo Programa Operacional Mar2020;
- O lançamento do flutuador foi financiado pelo projeto “DQEM - Directiva Quadro Estratégia Marinha” (MAR-014.7.2-FEAMPA-00004), financiado pelo Programa Operacional Mar2030.
- O IPMA agradece a boa colaboração com a BiGLE e à tripulação do ER Libries, nomeadamente aos Comandantes João Fonseca Ribeiro e Pedro Carmona e Pedro Mesquita, bem como à equipa francesa do Euro-Argo ERIC, em terra, nomeadamente Noé Poffa, Romain Cancouet, Sophie Van Ganse, Vincent Bernard e Delphine Dobler.
Imagens associadas
O primeiro flutuador Argo português após o seu lançamento do ER Libries
A bordo do veleiro científico ER Libries
A equipa que fez o lançamento do primeiro flutuador Argo português (da esquerda para a direita): Pedro Carmona, João Fonseca Ribeiro, Paulo Barata, Rita Esteves, Pedro Mesquita e Miguel Santos
Posição de lançamento (1-D) do primeiro flutuador Argo português e do primeiro perfil