Noticias

AGROMETEOROLOGIA

As condições meteorológicas constituem um dos principais fatores que condicionam o desenvolvimento e a produção agrícolas. Em consequência, a informação agro-meteorológica é da maior importância para o planeamento das atividades agrícolas e para a tomada de decisões por parte da comunidade ligada à agricultura.agro fruta

Sendo da competência do Instituto de Meteorologia, I.P. (IM, I.P.) a preparação e a divulgação de informação sobre as condições agro-meteorológicas ao longo de cada ano agrícola, o IM I.P. está empenhado em melhorar os seus serviços através do desenvolvimento de novos produtos e aplicações de interesse para o sector agrícola.

As observações diárias da rede de estações meteorológicas do IM, permitem acompanhar em permanência as condições meteorológicas nas várias regiões, através dos elementos de interesse para a agricultura (temperatura do ar, quantidade de precipitação, etc), assim como a determinação de parâmetros específicos, como as temperaturas acumuladas, a água no solo, ou a evapotranspiração potencial, entre outros. Por outro lado, a utilização da análise objetiva com modelos numéricos de previsão do tempo, como é o caso do modelo de área limitada “Aladin”, permite estimar vários parâmetros de interesse agro-meteorológico, numa malha regular de alta resolução, que abrange todo o território do Continente. A análise destes resultados nas várias escalas temporais (diária, decendial, mensal, anual) permite assim o conhecimento da situação agro-meteorológica e da sua evolução, designadamente através do tratamento estatístico dos respetivos dados.

No âmbito da agro-meteorologia, os trabalhos em desenvolvimento no IM, pretendem contribuir para uma melhor compreensão da influência do clima no desenvolvimento das culturas e na produção agrícola em Portugal Continental.agro milho

Para além do renovado Boletim Meteorológico para Agricultura disponibilizado aos respetivos assinantes, desde Janeiro de 2011, onde se inclui extensa informação relativa ao estado do tempo e aos parâmetros agro-meteorológicos nas três décadas de cada mês, o IM apresenta nesta área de agro-meteorologia do seu sítio na Internet, cartografia diária e mensal de vários elementos agro-meteorológicos relevantes para as atividades agrícolas, assim como produtos específicos para os sectores da fruticultura (horas de frio para fruteiras) e da viticultura (durações térmicas para a vinha).