O que é a Meteorologia Marítima?

Meteorologia maritima | Zonas de responsabilidade | Modelos numéricos | Estado do mar

O IPMA é a autoridade meteorológica nacional para fins marítimos, dispondo de um programa nacional único de previsão e análise da camada limite atmosférica e do oceano subjacente, visando a salvaguarda de vidas e bens no mar. No âmbito da proteção meteorológica de apoio à segurança nas atividades desenvolvidas no mar, conforme as normas definidas pelo Sistema Mundial de Segurança Marítima, o IPMA elabora boletins meteorológicos específicos para as áreas de mar de responsabilidade nacional (representadas nas cartas do estado do mar).

A Meteorologia Marítima constitui um campo de interação entre a Oceanografia Física e a Meteorologia e tem por objetivo o estudo da física da baixa atmosfera oceânica e a previsão do estado do mar.

No IPMA a Meteorologia Marítima compreende 4 áreas de atuação, no âmbito da coordenação, observação, modelação numérica e vigilância em meteorologia marítima. Pretende-se com a atividade desenvolvida dar-se resposta às tarefas operacionais do Setor nas ações de formação, observação, desenvolvimento e validação de um modelo de agitação marítima (SWAN) aplicado a Portugal Continental e disponibilização dos seus resultados para diversos utilizadores. Nesta área, desenvolvem-se igualmente estudos e aplicações, designadamente climatologia marítima, com vista a melhorar os produtos já em exploração no IPMA e desenvolver novos módulos de apoio às atividades de análise e previsão do estado do mar.

Deste trabalho resulta a ampliação da oferta de produtos e a capacidade de resposta do IPMA perante as solicitações externas. Ao nível da Cooperação Nacional e Internacional desenvolve-se uma participação ativa no Comité Português para a COI, em simultâneo com uma maior cooperação/interligação com Universidades e outros Setores da Administração, designadamente outros Laboratórios de Estado.