Noticias

Enciclopédia IPMA

Risco Incêndio

Consultar o Risco de Incêndio

Risco Incêndio - Risco de Incêndio Florestal

O índice de risco de incêndio florestal - RCM, disponibilizado diariamente pelo IPMA resulta da combinação de dois índices: o índice meteorológico de perigo de incêndio florestal, FWI e o índice de risco conjuntural.

Índice meteorológico de perigo de incêndio florestal - FWI

O índice meteorológico de perigo de incêndio - FWI (Fire Weather Index) é utilizado por vários países do mundo, em particular na Europa. Através da utilização deste índice é possível estimar o perigo de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis presentes no solo florestal, sendo esse determinado indiretamente através das observações de elementos meteorológicos.

Este índice tem sido calculado diariamente no IPMA (Ex-IM) desde 2002, e utiliza os parâmetros meteorológicos observados às 12 UTC - temperatura, humidade relativa, intensidade do vento e precipitação acumulada nas últimas 24 horas (12 às 12 UTC), em 85 estações meteorológicas – para cálculo do índice observado.

O índice FWI é composto por 6 sub-índices que são calculados com base nos valores dos elementos meteorológicos, como indica a Figura 1.