Detalhe do projecto - ADAPT

O programa AdaPT foi desenvolvido para apoiar financeiramente a atuação na área de “Adaptação às Alterações Climáticas” em Portugal. O seu desenvolvimento foi guiado pelos termos estabelecidos no Memorando de Entendimento entre Portugal, Noruega, Islândia e Liechtenstein, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (MFEEE/EEA-Grants). Posteriormente o programa foi informado das necessidades e contribuições do grupo de coordenação da ENAAC (Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas). Foram propostas áreas de projeto que contribuem fortemente para aumentar a capacidade para avaliar a vulnerabilidade às alterações climáticas e para aumentar a consciencialização e educação sobre as alterações climáticas.

logo PORTAL DO CLIMA

A criação de um portal relacionado as alterações climáticas, o Local Warming Website (LWW) foi uma das atividades do projeto com o objetivo de contribuir para aumentar a capacidade de avaliar a vulnerabilidade às alterações climáticas e para aumentar a consciencialização e educação sobre as alterações climáticas em Portugal.

O "Portal do Clima" disponibiliza uma vasta gama de indicadores climáticos que quantificam a ocorrência e risco de diferentes eventos atmosféricos de interesse para diversos setores. Os indicadores podem ser simples, como a temperatura do ar ou o vento à superfície, ou complexos resultantes de algoritmos que combinam variáveis do modelo para criarem novas variáveis orientadas para as necessidades dos utilizadores, como índices que quantificam o risco de ocorrência de eventos com impactos potenciais significativos como secas, chuvadas, ondas de calor e de frio, incêndio, etc. A base para a construção destes indicadores presentes no LWW referem-se a observações de clima passado e projeções simuladas do clima atual e futuro, baseados em múltiplas combinações de modelos CORDEX (programa EURO-CORDEX) e dos respetivos forçamentos.

O Portal do Clima é uma plataforma de acesso para o público em geral com funções de disseminação dos resultados obtidos no projeto, nomeadamente:

  • séries históricas;
  • alterações climáticas a nível regional;
  • indicadores climáticos para setores específicos em Portugal.

De uma forma genérica o portal permite aos utilizadores aceder aos dados de clima, consultar a evolução dos parâmetros climatológicos resultantes de processos de modelação numérica aplicada ao clima, por área selecionada e/ou por intervalo de tempo, disponibiliza dados através de um serviço de mapa, efetua operações de download de dados e cartas de unidades geoclimáticas.

O Portal do clima esta acessível no endereço: