Detalhe do projecto - BLUECOM+

O BLUECOM + é um projeto EEA Grants PT02 que está a ser desenvolvido em parceria pelo INESC TEC, IPMA e a MARLO. O projeto visa o desenvolvimento de uma solução de comunicações inovadora que permitirá o acesso em banda larga e de baixo custo à Internet em zonas remotas do oceano (para lá dos 100 km da costa), utilizando tecnologias de acesso standard (por exemplo, Wi-Fi e GPRS/UMTS/LTE).

BLUECOM+ infraestruturaBLUECOM+ infraestrutura

A ideia chave do BLUECOM+ baseia-se na implantação de uma infraestrutura de comunicações de longo prazo, que estenderá as comunicações de banda larga existentes em terra até zonas remotas do oceano, recorrendo a (1) Helikites – uma combinação de balão de hélio com papagaio – que poderão ser amarrados a plataformas terrestres e oceânicas existentes ou novas, (2) comunicações sem fios de longo alcance em linha de vista e (3) técnicas de comunicações multi-hop para aumento do alcance das comunicações.

Para mais informações por favor consulte a página do projeto em: http://bluecomplus.inesctec.pt.

A equipa de investigadores do IPMA que colabora no projeto é constituída por 6 elementos: Antonina dos Santos, Ana Moreno, Pedro Terrinha, Pedro Brito, Vítor Magalhães e a bolseira Joana Santos.