Detalhe do projecto - PDP3 Mar Portugal

Resumo: O projeto PDP3 Mar Portugal: Fornecimento e instalação dos novos equipamentos de mapeamento do fundo marinho e coluna de água, tem como objetivo dotar o navio de investigação (NI) com novos equipamentos de mapeamento do fundo marinho e coluna de água. A dotação do NI Mar Portugal com equipamentos técnico-científico permitirá a realização de campanhas oceanográficas com maior abrangência na investigação oceânica, promovendo a otimização de recursos e campanhas de pesquisa multidisciplinares dos espaços marítimos nacionais, englobando a Zona Económica Exclusiva de Portugal continental e dos arquipélagos dos Açores e Madeira, bem como as zonas de extensão da plataforma continental jurídica. A instalação destes novos equipamentos científicos no NI Mar Portugal fornecerá novas capacidades de investigação das pescas, geológica e geofísica devido à instalação de:

  • um sistema batimétrico multifeixe e sistema perfilador paramétrico de sub-fundo para mapeamento e perfil detalhado do fundo marinho;
  • uma sonda científica “Split Beam Echo Sounder” utilizada para estimar a abundância de peixe e zooplâncton através de medições de múltipla frequência;
  • um perfilador de corrente acústico “doppler” (ADCP) para medições oceanográficas contínuas.

Em colaboração com o parceiro do projeto o IMR (Noruega), com elevada experiência em navios de investigação científica e equipamentos científicos, serão identificadas as soluções mais adequadas ao NI Mar Portugal, tendo como premissa os principais focos de investigação. O NI Mar Portugal é essencial no desenvolvimento das obrigações do IPMA, I.P. e de Portugal no quadro do Programa Nacional de Recolha de Dados, bem como nas novas dos responsabilidades de monitorização que decorrem da aplicação da Diretiva Quadro da Estratégia Marinha.

Promotor do projeto: Instituto Português do Mar e da Atmosfera, I.P. (IPMA, I.P.)

Parceiro do projeto: Institute of Marine Research (IMR)

Grupos Alvo Beneficiários: Sector da investigação das pescas, organizações educacionais, entidades publicas e privadas de investigação cientifica.

Contribuição do Programa: € 2.000.000

% de EEA Grant: 80%

Custo total do projeto: € 2.500.000

Resultado Esperado: O NI Mar Portugal será uma plataforma multidisciplinar com equipamentos científicos que permitam a realização de campanhas oceanográficas de caráter multidisciplinar, nomeadamente investigação ambiental, ecológica e das pescas, e mapeamento do fundo marinho, disponível para toda a comunidade cientifica e educativa contribuindo, assim, para o conhecimento dos ecossistemas marinhos e garantir a sustentabilidade das atividades econômicas do programa “Crescimento Azul”.

Webpage do Projeto: Mar Portugal - Navio