2015-01-29 (IPMA)
No âmbito do projecto FAROS, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e o Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO) realizaram um estudo sobre a composição das devoluções ao mar da frota Ibérica de arrasto de fundo. As devoluções ao mar constituem um tema de preocupação geral quer a nível de gestão dos recursos quer por questões sociais. O estudo aqui referenciado constitui a primeira análise e caracterização da composição das devoluções ao mar das frotas portuguesa e espanhola que operam com a arte de arrasto de fundo. Os dados usados nesta análise foram recolhidos, entre 2004 e 2012, no âmbito dos programas nacionais de amostragem: PNAB - Programa Nacional de Amostragem Biológica (Portugal); SDSP - Spanish Discard Sampling Programme (Espanha). Neste estudo, foram identificados grupos de viagens com composições de captura (desembarque devoluções) semelhante que foram depois agrupados de forma a analisar os seus níveis de devoluções e a perceber os respectivos motivos de devolução. De uma forma geral, os resultados indicaram que as taxas de devolução das frotas Ibéricas são muito variáveis, sendo baixas nalgumas pescarias mas moderadas a altas na maioria das viagens. Verificou-se ainda que, apesar de haver um elevado número de espécies que são capturadas nestas pescarias, são poucas as que constituem 95% das capturas totais em peso. Os principais motivos de devolução estão relacionados com questões de mercado e regulamentares. As conclusões deste trabalho apontam para a inexistência de uma solução única para a minimização das devoluções da frota de arrasto Ibérica e identificam uma série de medidas de mitigação possíveis, no contexto das obrigações de desembarque ("discard ban") actualmente propostas pela EU.
Fonte: Fernandes AC., Pérez N., Prista N., Santos J. and Azevedo M. 2014. Discards composition from Iberian trawl fleets. Marine Policy, 53: 33-44.
Ana Cláudia Fernandes, IPMA, 29 Janeiro 2015