2016-10-27 (IPMA)
Ocorreu, ontem 26 de Outubro, pelas 19:18 UTC (20:18 hora local de Portugal Continental), na zona Centro de Itália, a 3 Km W de Visso, um sismo de magnitude 5,9 [MW- magnitude momento, INGV], com uma profundidade superficial, cerca de 8 Km.
É o maior evento ocorrido após o sismo do passado 24 de Agosto, MW=6.2, procedido de muitas réplicas (cerca de 30 com magnitude superior a 4.0). Os eventos que se fizeram sentir ontem, pelas 17h:10m e 19h:18 UTC, fazem parte desta sequência de réplicas que migram para NW.
Este sismo provocou ferimentos em várias pessoas e alguns danos materiais, na área de Visso e Ussita, tendo sido medidos valores de pico de aceleração extremamente elevados na zona, onde se estima que a intensidade máxima possa ter atingido o grau VIII (Mercalli Modificada). Foi sentido a mais de 400 km, com menor intensidade, em várias cidades de Itália, entre elas Roma, a cerca de 131 Km.
O sismo, com génese intraplacas, resultou de movimentação numa falha normal, com orientação NW-SE, predominante na faixa Central dos Apeninos.
Este evento sísmico foi detetado em todas as estações da rede sísmica nacional, tendo as primeiras ondas do sismo sido registadas na estação de Bragança, às 20:21, hora local.