Infraestrutura IPSentinel

logo ipsentinel2017-04-20 (IPMA)

No próximo dia 27 de abril irá decorrer a sessão pública de apresentação da infraestrutura IPSentinel, pelas 9h30 no Auditório do IPMA em Algés, desenvolvida pela Direção-Geral do Território (DGT) em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A infraestrutura IPSentinel tem como objetivo armazenar e disponibilizar, sem custos, imagens dos satélites Sentinel adquiridas sobre o território nacional. Esta infraestrutura foi desenvolvida pela DGT em parceria com o IPMA e financiada por um programa da Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), viabilizado através do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants). A criação da infraestrutura IPSentinel foi motivada pela ação integrada da DGT e do IPMA na política de participação ativa de Portugal no Programa Europeu de Observação da Terra Copernicus, nomeadamente no seu Segmento Colaborativo de Solo (CollGS).

O evento decorrerá durante a manhã e conta com duas sessões. Na primeira sessão será feita uma apresentação do projeto IPSentinel e o seu enquadramento no Programa Copernicus. Na segunda sessão serão apresentadas e demonstradas as principais funcionalidades do portal IPSentinel, nomeadamente como fazer pesquisas por área geográfica de interesse, tipo de produto ou data, como armazenar as suas pesquisas e como pesquisar em catálogos externos como o SNIG.

Na sessão de abertura estarão presentes a Diretora-Geral do Território, Fernanda do Carmo, do Presidente do Conselho Diretivo do IPMA, Miguel Miranda, do Diretor-Geral de Política do Mar (DGPM), Fausto Brito e Abreu e do Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão.