Aquaculture Europe 2021 no Funchal

EPPO2021-10-06 (IPMA)

Decorre, entre 4 e 7 de outubro, o evento " Aquaculture Europe 2021", no Funchal, onde o IPMA participa com elementos da equipa da Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO).

A realização de um evento da importância da "Aquaculture Europe 2021" em Portugal, particularmente na Região Autónomo da Madeira é por um lado um impulso ao setor e por outro um reconhecimento da importância e do esforço crescente para o desenvolvimento da aquacultura quer na Madeira quer no país em geral.

Portugal é altamente deficitário em pescado e importa, atualmente, mais de 75% do que consome, o que para além de ser um grave problema de segurança alimentar, contribui para o desequilibro da balança comercial e, consequentemente, para uma diminuição da riqueza do país.
O mar e as atividades a ele ligadas são um importante e crescente contributo para a economia global, impulsionando o crescimento da atividade económica, a criação de emprego, a inovação e as oportunidades de negócio.

A aquacultura pode contribuir grandemente para a resolução de um grande número de problemas de sustentabilidade global. Prevê-se que a população mundial atinja os 10 biliões até 2050 sendo que esse crescimento despoleta um ainda maior aumento na procura de alimentos. Com cada vez menor espaço disponível para a produção de alimentos em terra, cada vez mais áreas poluídas e com a grave escassez de água doce potável, a nível global, o oceano poderá fornecer seis vezes mais alimentos do que atualmente, o que equivale a mais de dois terços da proteína animal necessária para alimentar a futura população mundial.

O IPMA, com a sua visão estratégica e infraestruturas dedicadas à investigação e inovação em aquacultura, tem vindo a contribuir para a segurança alimentar do país, fornecendo as bases científicas e tecnológicas e contribuindo para a formação de técnicos especializados para apoiar o setor e fundamentar as decisões estratégicas que este sector industrial, em crescimento, exige.

 

Imagens associadas

  • Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO), do IPMA

    Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO), do IPMA