2023-10-30 (IPMA)
Decorreu a 25 de outubro de 2023, em conferência Internacional "Planclimac Projet Final Conference - Adaptation and Mitigation to Climate Change", em Ponta Delgada nos Açores.
O Presidente do IPMA, Prof. José Guerreiro, abordou o tema das alterações climáticas e a posição geestratrégica do Açores, chamando a atenção para a instalação no Arquipélago do Observatório Climático do Atlântico.
Trata-se de uma infraestrutura essencial para aferir o impacto dos gases com efeito de estufa na atmosfera e consequentemente o seu contributo para as alterações climáticas. Este observatório tem o propósito de recolher e processar dados climáticos numa zona particularmente sensível do nosso país. Como refere José Guerreiro "a ocorrência de ciclones tropicais aumentou nas últimas décadas e o seu pico está a deslocar-se para norte."
A par do Observatório, o IPMA tem em instalação mais dois radares no Arquipélago, São Miguel e Flores, assim como estações meteorológicas automáticas, e sensores de descargas elétricas, com financiamento do Plano de Recupeação e Resiliência (PRR). Também no projeto nacional da rede de cabos submarinos, em fase de projeto está prevista a colocação de sensores que medem parâmetros biogeoquímicos e a sismicidade no fundo do oceano.
O IPMA ficará desta forma mais capacitado para prever e monitorizar fenómenos extremos e assim contribuir - juntamente com as outras entidades da proteção civil - para a salvaguarda de vidas e bens.
Imagens associadas