2023-09-06 (IPMA)
O IPMA elaborou um documento técnico "Precipitação e Atividade Elétrica Atmosférica em Portugal continental - 02 a 04 de setembro de 2023". Os parâmetros analisados incluiram: enquadramento sinóptico; informação de superfície (Estações Meteorológicas); informação sobre Descargas Elétricas Atmosféricas (DEA´s) e informação do Radar Meteorológico.
Para aceder ao documento completo descarregue o anexo (abaixo). Destacamos o seguinte:
Situação sinóptica: Devido à aproximação de uma depressão com expressão nos níveis altos da troposfera, usualmente designada por gota fria, com condições associadas de instabilidade, verificou-se a ocorrência de atividade elétrica atmosférica considerável, associada aos aguaceiros por vezes fortes, persistentes e de granizo, com a ocorrência de rajadas de vento localmente intensas nos dias 2 e 3 de setembro, em especial nas regiões do interior Norte e Centro e no Alentejo, marcando desta forma o início do outono climatológico com condições meteorológicas adversas.
Precipitação: A quantidade de precipitação em períodos curtos (10 minutos, 30 minutos, 1hora e 3 horas), destacam-se as estações meteorológicas da região Norte e Centro Interior nas quais foram registados os valores mais elevados do território Continental. O intervalo de tempo utilizado para a análise apresentada está compreendido entre 00:00 do dia 2 e as 13:00 do dia 4 (informação completa no documento em anexo), destacando-se:
• Acumulado em 10 minutos: o valor mais elevado, 14.7mm, foi obtido entre o período 17:50 e 18:00 na estação de Portalegre e 13.2mm na estação de Évora/Centro Coordenador no dia 2;
• Acumulado em 24 horas:
- Covilhã, 44.6mm entre as 7:20 e 13:10 do dia 3;
- Castelo Branco/Centro Coordenador com 44.1mm entre as 06:20 do 12:10 do dia 4;
- Penhas Douradas / Observatório com 44.1mm entre as 07:40 do 13:30 do dia 3.
Densidade de descargas elétricas atmosféricas (DEA’s) do tipo nuvem para o solo (NS): Evidenciou-se o dia 2 de setembro com maior incidência de DEA’s em vários locais dos distritos de Guarda, Castelo Branco, Viseu e Vila Real. Os dez Distritos e Concelhos com maior número de DEA NS foram:
- Castelo Branco (com 750 DEA NS), das quais 168 no concelho de Idanha-a Nova, no dia 02 de setembro;
- Setúbal (com 139 DEA NS) no dia 03 de setembro, sendo que 61 foram registadas no concelho de Grândola.
Radar meteorológico: Foram utilizados dados do radar de Arouca/Pico do Gralheiro porque as regiões mais afetadas foram as do Norte e Centro Interior. Sobre a quantidade de precipitação em 24h, ressalta a grande variabilidade espaço-temporal da precipitação que se verificou nestes dias típica destas situações convectivas.
Aceda à informação completa no documento abaixo.
Imagens associadas