Conclusão de Estágio no Núcleo de Navios do IPMA

Estágio no Núcleo de Navios do IPMA2021-09-13 (IPMA)

No passado dia 27 de julho de 2021, decorreu a prova pública de defesa do relatório de Estágio do Fábio Antunes, finalista da Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), intitulado “Gestão sustentável do desenvolvimento da aquacultura: Um contributo na identificação dos dados e informação mais relevantes para o setor”.

O estágio teve lugar no Núcleo de Navios de Investigação e Observatórios do IPMA entre março e junho de 2021, sob a orientação da Doutora Mafalda Carapuço e Doutora Tanya Silveira, tendo contribuído para Projeto Pré-Definido “Observatório do Atlântico – Infraestrutura de Dados e Monitorização” financiado pelo Programa Crescimento Azul dos EEA Grants.

O estágio contou com o apoio da Associação Portuguesa de Aquacultores na distribuição de um inquérito pelas empresas de aquacultura nacionais, onde se procurou identificar os hábitos de acesso a dados e informação atuais e as necessidades existentes. Contou ainda com o apoio do Doutor Pedro Pousão da Estação Piloto de Piscicultura (EPPO) em Olhão que fez uma visita de carácter técnico à EPPO.

As principais conclusões deste trabalho foram que o website do IPMA é o mais utilizado pelos aquacultores, e os parâmetros temperatura, salinidade, marés, precipitação, direção e intensidade do vento, e oxigénio dissolvido, como aqueles mais acedidos.

Os parâmetros poluição e turbidez foram identificados como parâmetros importantes e não disponíveis para consulta. Concluiu-se ainda sobre a importância da atualização dos dados e da existência de informação local, referente às áreas de implantação das aquaculturas. Os inquiridos revelaram ainda interesse em ter acesso a serviços de alerta sobre qualidade ambiental do meio marinho.

Este foi um exemplo de sucesso na conciliação da vertente do conhecimento através do ensino no IPS e da formação no ambiente profissional do IPMA, e congratula-se o Fábio pela conclusão do Estágio e Licenciatura.

No âmbito da sua missão enquanto laboratório de Estado para os domínios do Mar e da Atmosfera, o IPMA empenha-se na promoção de parcerias e ações de partilha de conhecimento com universidades nacionais e internacionais, centros de investigação e entidade públicas ou privadas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento  económico e social, assim como para a segurança coletiva.

 

Imagens associadas

  • Visita à Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO), do IPMA

    Visita à Estação Piloto de Piscicultura de Olhão (EPPO), do IPMA