Exercício de teste à prontidão da resposta a Tsunamis

NEAMWAVE’212021-03-09 (IPMA)

Decorre amanhã, 10 de março, entre as 8:30 e as 14:00 horas, o exercício NEAMWAVE’21, que visa testar o grau de prontidão do sistema de alerta para Tsunamis implementado na região do Atlântico Nordeste, Mediterrâneo e Mares Conexos (NEAMTWS, na sigla em inglês).

O exercício é realizado conjuntamente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mas envolve outras entidades.

Trata-se de um exercício de comunicações durante o qual os diversos intervenientes de escalão nacional e internacional trocarão entre si notificações técnico-operacionais relacionadas com a eventualidade de um sismo responsável pela geração de um tsunami com impacto na costa portuguesa.

O IPMA intervém no exercício na qualidade de Centro de Alerta de Tsunamis responsável pela monitorização, deteção e difusão de alertas de tsunami a entidades coordenadoras nacionais, bem como às entidades de gestão da emergência de vários países do Nordeste Atlântico, como Marrocos, Espanha, Reino-Unido, Dinamarca, França, Alemanha e Irlanda, entre outros.

Aceda à informação completa no comunicado conjunto ANEPC/IPMA.

 

Imagens associadas

  • NEAMWAVE’21

    NEAMWAVE’21

  • Tsunami

    Tsunami