2024-07-09 (IPMA)
O Navio de Investigação Mário Ruivo do IPMA regressou, a 3 de julho, a Lisboa, após a conclusão da missão TRIDENT. O IPMA coordenou esta missão internacional com sucesso, tendo esta sido a mais longa missão dos últimos anos com o Navio de Investigação Mário Ruivo.
A missão TRIDENT decorreu entre os dias 13 e 30 de junho, numa área marinha cerca de 500 km a sul do arquipélago das Canárias. Esta missão internacional, cujo responsável científico é o Doutor Pedro Terrinha do IPMA, contou com 24 investigadores de cinco instituições europeias: o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o IPMA, a Universidade de Cork (UCC), na Irlanda, o Centro de Investigação Tecnológica da Universidade do Algarve (CINTAL) e o Instituto Geológico e Mineiro de Espanha (IGME-CSIC).
O projeto TRIDENT é coordenado pelo INESC TEC e tem financiamento europeu, através do Programa Horizonte Europa, de cerca de 16 milhões de euros, reunindo 25 instituições públicas e privadas, entre as quais seis portuguesas.
Nesta missão foram adquiridos dados que permitem um melhor conhecimento das características oceanográficas locais, da morfologia e natureza do fundo do mar, da biologia do fundo marinho, da velocidade das correntes oceânicas, contribuindo para a monitorização de longo prazo das propriedades da água próxima do fundo do mar, bem como da biogeoquímica dos sedimentos do fundo. Para este efeito foram usados equipamentos operados a bordo do Navio, amarrações fixas e derivantes com hidrofones para escuta de ruído ambiental, estações de monitorização automatizadas e equipamentos autónomos robotizados de mapeamento submarino.
Imagens associadas