2024-02-08 (Susana Freitas)
O IPMA está fortemente envolvido na Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (UNDOS). Recentemente foi reconhecido, pelo Secretariado Executivo da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC) da UNESCO, a acção “No.46.5. Fishing Vessel ocean Observing Network” (FVON), como um projecto da UNDOS, proposta de que o IPMA faz parte. O FVON é uma rede de observação a partir de embarcações de pesca (Fig. 1), de que o IPMA é um dos fundadores.
O IPMA também participa no programa da UNDOS “Sustainability of Marine Ecosystems throughglobal knowledge networks" (SmartNet), que pretende estabelecer uma rede global de conhecimento para a ciência do oceano, fortalecendo e expandindo a colaboração do ICES/PICES e organizações parceiras (ver PDF em anexo).
A SmartNet apoia e alavanca as atividades dos países membros do ICES/PICES relacionadas com a UNDOS, enfatizando áreas de interesse mútuo de investigação, incluindo alterações climáticas, pescas e gestão ecossistémica, dinâmica social, ecológica e ambiental dos sistemas marinhos, comunidades costeiras e dimensões humanas, e comunicação e desenvolvimento de capacidades.
Esta colaboração é prestada, por parte do Instituto, por Miguel P. Santos, da Divisão de Oceanografia e Ambiente Marinho (DivOA), Anabela Carvalho (Departamento de Meteorologia e Geofísica) e da doutoranda Teresa Leal Rosa.
Imagens associadas