2023-09-04 (IPMA)
A Divisão de Oceanografia e Ambiente Marinho (DivOA) do IPMA, acolheu o desenvolvimento do projeto premiado pela Fundação da Juventude “Larvas: praga ou solução?”, da autoria de 3 estudantes da Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar. O projeto obteve o 2º lugar no CASTIC - China Adolescents Science and Technology Innovation Contest, um dos maiores concursos de ciência de nível pré-universitário da Ásia, na categoria dos projetos internacionais (Internacional Students).
André Silva, Carolina Leite e Lara Pereira, estudantes de 18 anos (na foto) foram apoiados pela especialista em contaminação ambiental por microplásticos, Clara Lopes, do IPMA.
Os jovens cientistas testaram a biodegradabilidade de alguns tipos de plásticos usando larvas-da-farinha (Tenebrio molitor) e larvas de traça-da-cera (Galleria mellonella). Estas espécies – geralmente reconhecidas como pragas para cereais, produtos armazenados ou colmeias de abelhas – mostraram elevado potencial para rápida degradação do poliestireno expandido (esferovite) e de outros tipos de plástico (sintético, reciclado e biodegradável), apresentando alternativas viáveis para lidar com estes materiais de lenta decomposição e de grande concentração no ambiente.
A 37.ª edição do CASTIC, organizado pela Associação Chinesa de Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Educação chinês, teve lugar em Wuhan, entre os dias 21 a 25 de agosto, e recebeu projetos científicos de mais de 500 alunos de toda a China e de cerca de uma centena de participantes internacionais. O projeto já tinha sido premiado na Mostra Nacional de Ciência 2023, certame organizado pela Fundação da Juventude, garantindo o acesso a esta competição.
Acresce que à medalha de prata agora recebida, o projeto foi ainda galardoado pela "Indonesian Young Scientist Association" com o Special Award, prémio que dá acesso a uma participação num novo concurso promovido por esta instituição e a ser realizado em 2024.
Imagens associadas