Praticantes a bordo de Navio do IPMA

António Oliveira (Escola Náutica), praticante a bordo no NI a integrar a campanha oceanográfica UPFLOW2021-07-28

A cooperação entre o IPMA e a Escola Superior Náutica Infante D. Henrique (ENIDH, Oeiras), firmada num protocolo datado de março de 2021, traduz-se de forma prática na receção de praticantes desta escola a bordo do Navio de Investigação (NI) do IPMA "Mário Ruivo" e conta com a supervisão da tripulação que connosco trabalha.

Estes tripulantes constituem novos elementos da comunidade da economia azul e demostram outras facetas do nosso NI na formação em ambiente de trabalho dos que escolhem a ENIDH para reforçar a grande tradição dos marítimos portugueses.

O protocolo entre o IPMA e a ENIDH tem por objetivo promover atividades de cooperação que reforcem interesses mútuos, nomeadamente, na realização de ações de formação profissional, estágios de estudantes e diplomados, conferências, colóquios e seminários.

Atualmente, e até meados de agosto, decorre a bordo do NI a campanha de sismologia marinha "UpFlow", liderada pela investigadora Ana Ferreira do University College London (UCL), num financiamento do European Research Council (ERC) de cerca de 2,8 milhões de euros, e que resulta de uma parceria entre a UCL e o IPMA.

No âmbito da sua missão enquanto laboratório de Estado para os domínios do Mar e da Atmosfera, o IPMA empenha-se na promoção de parcerias e ações de partilha de conhecimento com universidades nacionais e internacionais, centros de investigação e entidade públicas ou privadas, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento  económico e social, assim como para a segurança coletiva.

 

Imagens associadas

  • António Oliveira (Escola Náutica), praticante a bordo no NI a integrar a campanha oceanográfica UPFLOW

    António Oliveira (Escola Náutica), praticante a bordo no NI a integrar a campanha oceanográfica UPFLOW

  • Navio de Investigação (NI) do IPMA "Mário Ruivo"

    Navio de Investigação (NI) do IPMA "Mário Ruivo"