2024-04-15 (IPMA)
Foi publicado recentemente o Boletim Climatológico de fevereiro de 2024 da Região Autónoma (RA) dos Açores. Foi um mês considerado relativamente quente em toda a região, quando comparado com o período de 1991-2020. Resumimos alguns parâmetros:
Pressão Atmosférica e Situação Sinótica
Em março de 2024, a anomalia do campo médio da pressão atmosférica à superfície apresentava na região dos Açores, valores de a 0 a 2 hPa no grupo Ocidental e -2 a 0 hPa nos restantes grupos. O Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte esteve em média centrado a sul do arquipélago estendendo-se em crista sobre o Norte de África; contrariamente à sua configuração normal NCEP/NCAR Reanalysis, 2000-2020) e, com o seu eixo maior orientado oeste-leste, não apresentou desenvolvimento sobre a Península Ibérica.
Temperatura e Precipitação
A anomalia do campo da temperatura média mensal do ar na região apresentava valores entre 0 e 0,8 °C, enquanto a anomalia do campo da precipitação média diária apresentava na região dos Açores valores entre -2 e 0 mm/dia.
O mês de março foi relativamente quente em toda a região, quando comparado com o período de 1991-2020, mas dentro da variabilidade esperada.
O campo da temperatura da superfície da água do mar na região dos Açores apresentou anomalias positivas até 0,8 °C nos grupos Ocidental e Central e de 0,8 a 1,6 °C no grupo Oriental e ilha Terceira.
Imagens associadas