Campanha oceanográfica GROW

Sistema SeaSpyder2021-07-21 (IPMA)

Está a decorrer de 19 a 23 de julho de 2021 o cruzeiro científico GROW, na baía de Sesimbra, a bordo do navio de investigação do IPMA "Diplodus", envolvendo equipas do IPMA e do INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência).

Este cruzeiro corresponde à campanha de testes de mar do sistema de comunicações sem fios, desenvolvido no âmbito do projeto GROW (PTDC/EEI-COM/29466/2017) Long-range Broadband Underwater Wireless Communications, projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P.

O projeto GROW pretende desenvolver uma solução para comunicações sem fios subaquáticas, de longo alcance e débito elevado. A solução combina tecnologias sem fios de curto alcance (rádio e óticas), Veículos Autónomos Submarinos (AUVs) intermédios como transportadores de dados, e comunicações acústicas de longo alcance para controlo em tempo real do alcance, débito e latência da ligação de dados subaquáticos.

Os objetivos desta campanha são:
- a demonstração final da aplicabilidade do sistema de comunicações submarinas em ambiente real;
- a demonstração da operacionalização do sistema de localização desenvolvido no projeto GROW para o sistema vídeo de observação direta, em tempo real, do fundo do mar, o sistema SeaSpyder do IPMA.

Imagens associadas

Sistema SeaSpyder

Navio de Investigação "Diplodus"