2023-04-04 (IPMA)
O Grupo de Trabalho de peixes elasmobrânquios (WGEF) do Comité de Aconselhamento do Conselho Internacional para a Exploração do Mar (International Council for the Exploration of the Sea, ICES) reuniu no IPMA/Algés de 17 a 23 de junho. Na reunião, em formato híbrido, participaram cerca de 26 peritos de 10 países diferentes em representação de várias instituições de investigação internacionais.
O WGEF é responsável pela avaliação do estado de exploração das unidades populacionais de tubarões, raias e pelo aconselhamento científico de apoio à tomada de decisão na gestão de stocks peixes e pescarias desde o Ártico até aos Açores. Na reunião do WGEF 2022 foram avaliados 31 diferentes stocks, 30 da área do ICES e 1 com distribuição que se estende para fora da área do ICES.
Relativamente a stocks de elasmobrânquios com ampla distribuição geográfica que se estendem para além da área do ICES, o WGEF colabora com Organizações Regionais de Gestão das Pescas (Regional Fisheries Management Orgnizations, FMOs) nomeadamente Comissão Geral de Pescas do Mediterrâneo (General Fisheries Commission for the Mediterranean, GFCM) e Comissão Internacional para a Conservação de Atuns do Atlântico (International Commission for the Conservation of Atlantic Tuna, ICCAT). Na reunião deste ano participaram elementos da ICCAT com o objectivo de preparar uma futura reunião conjunta ICES/ ICCAT para (i) avaliação do tubarão-sardo (Lamna nasus) e (ii) compilação de dados de biologia e pescaria dos tubarões raposos (Alopias sp) do Atlântico.
Imagens associadas