Prémio Nobel da Física

Klaus Hasselmann2021-10-06 (IPMA)

No dia 5 de outubro de 2021 o professor Göran K. Hansson, Secretário-Geral da Real Academia Sueca das Ciências, anunciou a atribuição do Prémio Nobel da Física de 2021 a Syukuro Manabe, Klaus Hasselmann e Giorgio Parisi, sendo o segundo laureado ex-Diretor do Instituto Max Planck para a Meteorologia e autor de contribuições fundamentais para a compreensão da mudança climática.

Klaus Hasselmann e Syukuro Manabe são dois investigadores com contributos fundamentais para o conhecimento do sistema terrestre. De acordo com a declaração oficial, ambos contribuíram "para a modelação física do clima da Terra, quantificando a variabilidade e prevendo de forma fiável o aquecimento global".
 
Syukuro Manabe é um meteorologista americano e japonês que integrou entre 1958 e 1997 o Laboratório de Dinâmica dos Fluidos Geofísicos da NOAA e liderou entre 1997 e 2002 a Divisão de Investigação em Aquecimento Global no Japão. Dirigiu uma parte fundamental da investigação que conduziu à modelação numérica da resposta do sistema terrestre às variação de concentração de dióxido de carbono na atmosfera, bem como à modelação acoplada atmosfera-oceano.

Klaus Ferdinand Hasselmann é um oceanógrafo e modelador climático, atualmente Professor Emérito da Universidade de Hamburgo. Ao longo da sua vida científica dedicou-se à dinâmica do clima, ao estudo dos processos estocásticos no oceano e em particular às interações não-lineares e à sua contribuição para o estado do oceano. Dotado de uma visão integradora dos vários domínios da Física, adaptou o “diagrama de Feynman” aos campos clássicos de ondas aleatórias, estabelecendo pontes entre domínios da oceanografia, da teoria quântica do campo e da física dos plasmas.

Giorgio Parisi é um físico teórico da Universidade Sapienza de Roma, com contribuições fundamentais “para a descoberta da interação da desordem e flutuações nos sistemas físicos das escalas atómicas até escalas planetárias”. A sua investigação foca a teoria quântica do campo, a mecânica estatística e os sistemas complexos.

 

Imagens associadas

  • Klaus Hasselmann

    Klaus Hasselmann

  • Syukuro Manabe

    Syukuro Manabe