2025-11-10 (IPMA)
A campanha de investigação Demersal de 4.º trimestre "Outono 2025" iniciou-se a 9 de novembro e prolonga-se até 5 de dezembro, a bordo do navio de investigação Jákup Sverri, do “Faroe Marine Research Institute” (Ilhas Faroé), decorrente do protocolo celebrado entre o IPMA e aquele instituto.
No dia 8 de novembro, véspera do início da campanha, o presidente do IPMA, José Guerreiro, e o chefe da Divisão de Modelação e Gestão dos Recursos da Pesca (DivRP), João Pereira, visitaram o navio. Construído em 2020 no estaleiro MEST (Ilhas Faroé), o Jákup Sverri, com 54 metros de comprimento, está equipado com sistemas altamente automatizados para investigação oceanográfica e pesqueira, incluindo arrasto pelágico e de fundo, pesquisa acústica submarina, operações hidrográficas e sísmicas, utilização de ROV, bem como amostragens de plâncton e de sedimentos.
A campanha ocorre anualmente no último trimestre do ano, cobrindo a totalidade da plataforma continental portuguesa através de um plano de amostragem que inclui 96 estações de arrasto de fundo.
O objetivo principal da campanha é monitorizar os recursos pesqueiros disponíveis ao arrasto de fundo, permitindo estimar a abundância, distribuição espacial e estrutura por comprimento de diversas espécies de interesse comercial, nomeadamente pescada e carapau. Paralelamente, a operação recolhe informação essencial sobre a biodiversidade dos ecossistemas e para a avaliação do Bom Estado Ambiental (BEA) da plataforma continental portuguesa, no âmbito da Diretiva-Quadro da Estratégia Marinha (DQEM).
A campanha Demersal "Outono 2025" é financiada pelo Programa Nacional de Amostragem Biológica (PNAB), sob responsabilidade da DivRP do IPMA. Inserida no Quadro de Recolha de Dados da União Europeia, no âmbito da Política Comum das Pescas, segue metodologias internacionalmente reconhecidas no contexto do “International Bottom Trawl Survey Working Group” (IBTS) do “International Council for the Exploration of the Sea” (ICES), com a denominação oficial de Campanha PT-IBTS Q4.
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