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Dia Mundial da Meteorologia 2024

2024-03-20 (IPMA)

No próximo dia 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia, uma data que assinala, mundialmente, a importância dos serviços meteorológicos, climáticos e hidrológicos para a salvaguarda de vidas e bens.

A OMM definiu como tema do ano “Na linha de frente da ação climática”, um tema alicerçado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), particularmente o ODS 13 (Ação Climática) quando refere “tomar medidas urgentes para combater as alterações climáticas e os seus impactos”.

O IPMA, como autoridade nacional de meteorologia para fins gerais e marítimos e de clima, junta-se mais uma vez à Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta celebração, que acontece um pouco por todo o mundo.

"A importância das previsões meteorológicas e climáticas são inegáveis para a prevenção ou mitigação dos efeitos nefastos das alterações climáticas, em setores tão diversos como a produção de alimentos, a segurança de populações ou as doenças sensíveis ao clima. Os sistemas de alerta precoce ajudam a reduzir a pobreza, dando às pessoas a oportunidade de se prepararem e limitarem o impacto de condições meteorológicas extremas", como refere o comunicado da OMM.

O Instituto dedica a este importante evento uma semana de comemorações. Entre elas, estão previstas várias iniciativas que envolvem a comunidade e vários atores, nomeadamente do meio educativo.

Neste âmbito, decorreu a 20 de março a Sessão de Abertura da Semana da Meteorologia, que decorre entre os dias 20 e 27 de março, em que estiveram presentes diversas personalidades governativas, o Conselho Diretivo do Instituto, representantes da Direção Geral da Educação (para assinatura do protocolo de colaboração), assim como uma sala cheia de trabalhadores do IPMA, entre eles a equipa de meteorologia e clima. Na Sessão foram apresentadas as diversas iniciativas, entre elas:

  • Assinatura de protocolo com a Direção-Geral de Educação, nomeadamente o projeto "Estudo em Casa Apoia" para, em conjunto com o IPMA, poderem ser disponibilizados conteúdos virtuais, de cariz científico e educativo aos alunos, sobre os temas da meteorologia e clima;
  • Concurso de Fotografia "Vamos Fotografar Fenómenos Meteorológicos e Climáticos", orientado para alunos entre os 14 e os 18 anos (mais informações em breve);
  • Exposição “O Tempo de Abril, 50 Anos Depois - Testemunhos da Meteorologia”, que irá estar patente ao público na sede do IPMA em breve;
  • Workshop online da Associação Portuguesa de Meteorologia e Geofísica (APMG), com o apoio do IPMA, dedicado a este Dia Mundial. Pode saber mais informações aqui: http://www.apmg.pt;
  • Diversas visitas ao IPMA por parte de escolas e visitas a escolas por meteorologistas do Instituto.

Pode consultar a programa completo da Semana da Meteorologia em anexo.

Convidamos, assim, todos os entusiastas e interessados em meteorologia e clima a acompanharem-nos nesta semana nas nossas redes sociais e website.

 

Imagens associadas

  • Imagem do Dia/2024, da Organização Meteorológica Mundial (OMM/WMO)

    Imagem do Dia/2024, da Organização Meteorológica Mundial (OMM/WMO)

  • Agenda

    Agenda

  • Exposição

    Exposição

  • Concurso de Fotografia (mais informações em breve)

    Concurso de Fotografia (mais informações em breve)

  • Workshop online da APMG

    Workshop online da APMG

  • Sessão de Abertura: Presidente do IPMA, José Guerreiro

    Sessão de Abertura: Presidente do IPMA, José Guerreiro

  • Sessão de Abertura: Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho

    Sessão de Abertura: Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho

  • Sessão de Abertura: Assinatura do protocolo entre o IPMA e o projeto "Estudo em Casa Apoia" da Direção-Geral da Educação

    Sessão de Abertura: Assinatura do protocolo entre o IPMA e o projeto "Estudo em Casa Apoia" da Direção-Geral da Educação

  • Sessão de Abertura: Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa

    Sessão de Abertura: Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa

  • Sessão de Abertura: Plateia

    Sessão de Abertura: Plateia

 

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