2025-08-22 (IPMA)
A 8 de agosto de 2025, as investigadoras do IPMA, Alexandra Silva e Fátima Abrantes, foram homenageadas aquando da inauguração da exposição "O Mar por objeto: As mulheres, a ciência e o outro lado do Oceano", inserida nas comemorações do 88º aniversário da Fundação do Museu Marítimo de Ílhavo.
Esta exposição reúne um conjunto de quinze (15) fotografias da autoria do Diretor do Centro de Artes de São João da Madeira, Aníbal Lemos, que retratam Mulheres que desenvolveram a sua vida académica e profissional em torno do estudo do Oceano e do Mar Português. Os estudos destas cientistas revelaram-se promissores no conhecimento da biodiversidade marinha, na interpretação do impacto visível das alterações climáticas e contribuíram para a alteração da política de salvaguarda e sustentabilidade do Oceano. Em conjunto, têm contribuído, junto do Estado Português e de outros organismos internacionais, nomeadamente União Europeia e ONU, para a promoção do Oceano enquanto bem-comum transversal à Humanidade.
As investigadoras pertencem à Direção de Serviços de Mar e Recursos Marinhos do IPMA, que juntamente com cientistas de outras áreas de estudo que têm “o mar por objeto” de trabalho, se encontram agregadas a universidades nacionais e estrangeiras cuja missão é o estudo e salvaguarda do património marítimo.
A Exposição "O Mar por objeto: As mulheres, a ciência e o outro lado do Oceano" está patente ao público no Museu Marítimo de Ílhavo, até 31 de dezembro de 2025.
Imagens associadas