2025-05-19 (IPMA)
O Oeiras Valley Science Festival decorreu entre os dias 21 e 25 de maio no Taguspark. Este Festival de Ciência teve a sua primeira edição com a Inteligência Artificial como temática central.
O IPMA marcou a sua presença nos dias 21 e 24 de maio, através de elementos do Núcleo de Apoio ao Conselho Diretivo e de investigadores ligados às Divisões de Oceanografia e Ambiente Marinho, de Aquacultura, Valorização e Bioprospeção, de Modelação e Gestão de Recursos da Pesca, de Geologia e Georecursos Marinhos e do Sistema Nacional de Monitorização de Moluscos Bivalves.
Assim, disponibilizou-se aos visitantes, por um lado, material de merchandising do IPMA e, por outro lado, atividades diversas como observações microscópicas, experiências, construção de modelos, jogos, pinturas e puzzles. Estas atividades registaram uma forte adesão por parte do público visitante do certame.
Notícia anterior - 19 de maio de 2025
O IPMA participa no “Oeiras Valley Science Festival”, um festival de ciência que decorre no Tagupark, em Oeiras, entre 21 e 25 de maio de 2025.
O Festival é organizado pela Câmara Municipal de Oeiras, tem entrada livre, e é especialmente orientado para escolas e famílias do concelho, mas está aberto a todos os públicos que tenham interesse nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática e que, de forma criativa, divertida e crítica, queiram saber mais.
O tema central é "A Inteligência Artificial" e há diversos convidados ligados às várias áreas da ciência.
O IPMA dispõe do seu pólo em Algés dedicado ao Oceano e aos Recursos Marinhos e, nesse âmbito, irá apresentar um conjunto de atividades, sobretudo de caráter experiencial e workshops, nos dias 21 e 24 de maio. Entre as atividades propostas destacamos: "Ao sabor da corrente" com observação microscópica e jogos; "Constrói o teu vírus" sobre a construção de vírus em lã; "Explorar o clima do passado", sobre experiências com pinturas e materiais didáticos, entre outras.
Haverá ainda lugar a uma participação de caráter institucional para poder ficar a conhecer melhor o Instituto e as áreas sob a sua responsabilidade a nível nacional.
Imagens associadas