2025-11-12 (IPMA)
Na tarde do dia 12 de novembro, o Ministro da Agricultura e Mar, José Manuel Fernandes, embarcou na “Viagem pela Ria Formosa”, iniciativa organizada pelo IPMA, que contou com a participação do Secretário de Estado das Pescas e do Mar, Salvador Malheiro, e do Presidente da Câmara de Olhão, Ricardo Calé, entre demais convidados.
Focada na proteção e restauro das pradarias marinhas, a visita guiada arrancou com os desafios para uma moluscicultura sustentável, a sua importância para a região, os problemas sentidos pelo setor e os projetos em curso e a serem submetidos, com Domitília Matias e Sandra Joaquim, do IPMA. Seguiu-se a explicação da importância da apanha de invertebrados marinhos no Algarve e os estudos em curso no âmbito do programa MOPPA, com David Piló, André Carvalho e Fábio Pereira, também do IPMA.
A viagem até à ilha da Culatra terminou com a apresentação do Plano de salvaguarda para os cavalos-marinhos da Ria Formosa, com Jorge Palma, do Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR), que falou sobre a delimitação de áreas de refúgio para proteger e restaurar estas populações.
Depois do desembarque, a presidente da Associação dos Moradores da Ilha da Culatra, Silvia Padinha, encarregou-se de dar a conhecer os projetos em curso sobre o tema da sustentabilidade da pesca aos presentes, que tiveram ainda oportunidade de saber mais sobre a geodiversidade da Ria Formosa e como esta se reflete na biodiversidade, com Teresa Drago e Tanya Silveira, do IPMA.
O regresso ao porto de Olhão começou com a apresentação do Parque Natural Marinho do Recife do Algarve, Pedra do Valado, a primeira área marinha protegida nacional do século XXI, fruto de uma ampla colaboração entre entidades públicas, pescadores e cientistas, com Jorge Gonçalves, do CCMAR.
Após a intervenção do Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, José Apolinário, sobre o financiamento das obras de reabilitação da Estação Piloto de Piscicultura em Olhão (EPPO) e das instalações do IPMA na mesma cidade, o Presidente do instituto, José Guerreiro, procedeu ao encerramento da ação.
A “Viagem pela Ria Formosa” realizou-se no âmbito da Semana do Mar 2025, iniciativa do Ministério da Agricultura e Mar, que procurou promover a identidade marítima de Portugal junto da sociedade, destacando o Mar Português como um recurso estratégico que importa conservar, conhecer, potenciar e defender.
Imagens associadas