2025-05-08 (IPMA)
O IPMA assume a coordenação científica do projeto CHIMERA-Norte que tem como objetivo avaliar a qualidade e a quantidade de sedimentos presentes na área da plataforma continental adjacente a Esposende, e cujos trabalhos iniciaram a 6 de maio de 2025.
O projeto tem como líder do agrupamento a empresa "XAVISUB Mergulhadores Profissionais, Lda." e a "ATLANTICLAND Consulting, Lda.", em parceria com o IPMA. A escolha das empresas coube à Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. (APA) com o objetivo de executar o contrato "Caracterização de manchas de empréstimo na plataforma continental Norte para alimentação artificial de praias (CHIMERA-NORTE; PA 086/2024.1)".
Os sedimentos analisados pelo IPMA poderão ser utilizados posteriormente em intervenções de alimentação artificial de praias, contribuindo para mitigar os efeitos da erosão costeira, a qual pode ser responsável por impactos significativos ambientais e económicos, assim como colocar em risco pessoas e bens em zonas vulneráveis.
O contrato envolve uma equipa multidisciplinar composta por especialistas de várias unidades do IPMA, nomeadamente das divisões de Geologia Marinha (DivGM) e de Oceanografia e Ambiente Marinho (DivOA). Estes irão trabalhar em estreita colaboração com os prceiros na execução das tarefas como sendo: o levantamento hidrográfico (batimetria e retrodispersão acústica); a aquisição de dados sísmicos (com recurso a sonda paramétrica e sistemas multicanal) e de magnetismo; a recolha de amostras para análise de sedimentos e a identificação de estruturas arqueológicas.
Esta abordagem integrada permitirá estimar o volume de areia com caraterísticas adequadas (granulometria, composição mineralógica, teor de cascalho e frações finas, conteúdo em carbonatos e níveis de contaminação (critérios estabelecidos pela Portaria n.º 1450/2007)), a serem usadas em futuras intervenções de alimentação artificial das praias
Imagens associadas
Equipa do IPMA da DivGM (da esquerda para a direita) Marta Neres, Luís Batista e João Noiva
Projeto Chimera Norte (área a estudar)