2025-05-27 (IPMA)
Teve lugar, a 14 de maio de 2025, a primeira fase do projeto "Pilotos de Demonstração de Tecnologia", uma iniciativa da qual o IPMA é promotor e que visa o desenvolvimento de sistemas de observação e monitorização do oceano, em colaboração com comunidades locais e a iniciativa privada.
A primeira fase da actividade piloto de testes no mar de sistemas de observação do meio marinho decorreu a bordo do veleiro ER Libries, uma plataforma de observação económica e eficiente, na zona adjacente ao estuário do Rio Sado (ver mapa).
O principal objectivo desta ação foi a formação de equipas e o aperfeiçoamento de protocolos, com vista ao desenvolvimento de futuras acções de observação e monitorização do meio marinho ao longo da costa portuguesa. Foram testadas e demonstradas com sucesso a operacionalidade de diferentes equipamentos, sensores e técnicas de amostragem, como a operação de ROVs e a instalação e utilização de um sistema ferrybox, além da integração e comunicação eficiente dos dados recolhidos.
Esta iniciativa, que inclui o tratamento e a partilha de dados para o estudo de Ecossistemas Marinhos Vulneráveis (VMEs) e da biodiversidade marinha, é promovida e parcialmente financiada pelo IPMA, no âmbito do projeto MAR2030 PNAB DEEPVMEs.
O projeto, com a referência "PDT 105/2024 IPMA-BIGLE", conta ainda com cofinanciamento do Centro de Inovação e Empreendedorismo do ISCTE (AUDAX_ISCTE) com o apoio da Blue Geo Lighthouse, Lda. (BiGLe), no âmbito do projeto "Artificial Intelligence and Data Science for Public Administration" (AI4PA), cofinanciado pelo IAPMEI. A Fundação dos Mares também esteve envolvida nesta actividade
Imagens associadas