2025-06-06 (IPMA)
O IPMA e a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) assinaram, a 5 de junho de 2025, um protocolo inovador para promover a literacia do oceano, o conhecimento científico e a sustentabilidade na fileira do atum.
O protocolo foi celebrado por ocasião do "Dia Mundial do Ambiente" e pouco antes do" Dia Mundial dos Oceanos", a 8 de junho, assim como da Conferência dos Oceanos da ONU, a decorrer de 9 a 13 de junho, em Nice, França.
O protocolo consagra o desenvolvimento do programa "O Meu Atum", um ambicioso projeto de educação, divulgação e sensibilização ambiental, dirigido sobretudo a jovens e ao público escolar, que pretende reforçar o conhecimento sobre o ciclo de vida do atum, as boas práticas de pesca e o papel da ciência e da indústria na conservação dos oceanos.
O Presidente do IPMA, José Guerreiro, enfatiza a responsabilidade do Instituto em disponibilizar dados científicos sólidos para a gestão sustentável dos recursos vivos e da biodiversidade marinha, apoiando simultaneamente a fileira da pesca a valorizar os seus produtos e contribuindo para a literacia azul.
Como refere o Presidente da ANICP, José Maria Freitas “Este protocolo representa uma nova forma de comunicar o mar - unindo o rigor científico do IPMA e a sua ligação à comunidade escolar, à experiência da indústria conserveira com um toque de cultura. Juntos, queremos inspirar as próximas gerações para uma relação mais informada e consciente com os recursos marinhos”.
O programa será implementado prioritariamente nas regiões com polos do IPMA (de Matosinhos a Olhão/Tavira), em articulação com autarquias e agrupamentos escolares locais.
A assinatura deste protocolo reforça o papel das parcerias interinstitucionais como motor de mudança rumo a uma economia azul sustentável, baseada no conhecimento e na valorização dos recursos marinhos.
A cerimónia incluiu ainda uma mesa-redonda sob o tema “Oceano Vivo: Onde a Ciência Encontra a Cultura e a Economia Azul”, que reuniu personalidades ligadas ao oceano como o ilustrador centífico, Pedro Salgado, Rodrigo Sengo (MSC Portugal), Pedro Lino (Investigador do IPMA) e teve moderação da jornalista Marta Azevedo.
Imagens associadas