2025-12-15 (IPMA)
Nos dias 1 e 2 de dezembro, o consórcio ACCORD, que reúne vários serviços meteorológicos europeus dedicados ao desenvolvimento conjunto de modelos de previsão numérica de alta resolução, realizou a sua reunião anual presencial no Institut Royal Météorologique, em Bruxelas.
O encontro contou com a participação de representantes de institutos nacionais de meteorologia de mais de duas dezenas de países, incluindo o IPMA. Ao longo dos dois dias, foram discutidos avanços científicos e operacionais no âmbito do consórcio em 2025, bem como perspetivas de evolução para os próximos anos, tendo sido adotado um novo Memorando de Entendimento, que será válido de 2026 a 2030, para enquadrar o desenvolvimento do trabalho futuro.
Através deste consórcio, o IPMA tem acesso ao código do modelo AROME, que executa operacionalmente quatro vezes ao dia, no seu supercomputador, para diferentes áreas geográficas (Portugal continental, arquipélago dos Açores e arquipélago da Madeira).
A reunião permitiu alinhar prioridades científicas, consolidar a partilha de conhecimento e reforçar a coordenação entre os diferentes parceiros, num momento em que os serviços meteorológicos europeus enfrentam desafios crescentes associados à previsão de fenómenos extremos, ao impacto das alterações climáticas e à revolução que a Inteligência Artificial promete trazer também no campo da meteorologia.
O consórcio ACCORD reafirmou ainda o seu compromisso com o desenvolvimento colaborativo de ferramentas de previsão numérica de próxima geração, garantindo que os países participantes dispõem de sistemas mais robustos, precisos e tecnologicamente avançados.
Imagens associadas