2025-09-10 (IPMA)
O IPMA acolheu na sua sede, em Lisboa, entre 7 e 9 de setembro de 2025, a reunião anual do INTERMAGNET - rede global de observatórios que monitorizam o campo magnético da Terra.
Na abertura da sessão plenária a vogal do Conselho Diretivo do IPMA, Maria Ana Martins, deu as boas vindas aos participantes e o presidente do Conselho Executivo da Rede Internacional de Observatórios Magnéticos, David Boteler, em nome do INTERMAGNET agradeceu a possibilidade desta reunião ser realizada no IPMA (imagem 1).
Os técnicos superiores Jorge Cruz e Diogo Silva, da Divisão de Geofísica do IPMA assim como o presidente do comité operacional do INTERMAGNET, Jürgen Matzka, foram os organizadores do evento. Na reunião participaram presencialmente 23 especialistas neste campo e uma dezena online, oriundos de diversos países (imagem 2).
O principal objetivo do INTERMAGNET é estabelecer uma rede global de observatórios magnéticos digitais cooperativos, adotando especificações padrão para equipamentos de medição e registo, de forma a facilitar a troca de dados e a produção de conteúdos geomagnéticos de elevada qualidade, em tempo quase real.
Nesta reunião foram inicialmente apresentadas as agendas dos diversos grupos de trabalho e, posteriormente, estes separaram-se por várias salas para serem discutidos os assuntos relacionados com as suas áreas de trabalho.
O Observatório Magnético (STT) do Centro Geofísico de São Teotónio, devido aos seus dados de alta qualidade, está inserido nesta rede de Observatórios Magnéticos (imagem 3).
Imagens associadas
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3: Pormenor do sítio das observações absolutas no Observatório Magnético (STT) do Centro Geofísico de São Teotónio