2024-11-20 (IPMA)
Entre os dias 11 e 15 de novembro, perto de uma centena de especialistas, investigadores e estudantes oriundos de 12 países participaram na sexta edição do Simpósio Ibero-Americano de Ecologia Reprodutiva, Recrutamento e Pescas (SIBECORP).
Organizado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelo Instituto Espanhol de Oceanografia (IEO), com o apoio da Rede Ibero-americana de Investigação Pesqueira (INVIPESCA) e do Centro Tecnológico do Mar (CETMAR), o evento realizou-se em formato híbrido no polo de Algés, promovendo a discussão de avanços científicos e estratégias de gestão sustentável das pescas ibero-americanas.
Depois de Espanha, em 2009, da Argentina, em 2012, do Brasil, em 2015, do Chile, em 2018, e da Colômbia, em 2021, chegou a vez de Portugal acolher o VI SIBECORP. Consolidando-se como um fórum científico destinado a enfrentar os desafios globais da sustentabilidade dos oceanos, o evento tem contribuído para encontrar linhas de investigação de interesse comum e fomentar a cooperação internacional neste domínio.
Além das sessões temáticas “Estratégias reprodutivas dos organismos aquáticos”, “Potencial reprodutivo e resiliência”, “Recrutamento e sucesso reprodutivo” e “Ecologia reprodutiva e gestão das pescas” e dos workshops “Mudança climática e Resiliência dos stocks” e “Papel da mulher na ciência pesqueira”, esta edição compreendeu ainda os cursos pré-simpósio “Aplicação de Ferramentas de genética molecular em ecologia e pesca” e “Seleção, obtenção e processamento de dados oceanográficos” e o curso pós-simpósio “Aplicação de marcadores naturais na ciência das pescas”.
A agenda incluiu ainda uma sessão de mentoria destinada a jovens cientistas e a entrega de prémios aos estudantes:
- Aristóteles P. N. Queiroz (Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil), com o trabalho, “Isótopos estáveis e microquímica revelam habitats cruciais para raias costeiras capturadas pela pesca do Atlântico ocidental”, na categoria de melhor apresentação oral;
Elmer Quispe (Instituto del Mar del Perú, Peru), com o trabalho intitulado “Ideoneidade del índice gonodossomático en la anchoveta (Engraulis rigens): madurez sexual, valor crítico del 5% y su variación estacional”, na categoria de melhor trabalho de doutoramento;
- Pedro Fonseca (IPMA), com o trabalho “Variabilidade interanual da alimentação, condição nutricional e reprodução da sardinha ibérica”, na categoria de melhor apresentação de poster;
- Julieta Rodriguez (Instituto Nacional de Investigación y Desarrollo Pesquero - INIDEP, Argentina) com o trabalho “Efecto de variables biológicas y ambientales en la condicion nutricional de primeiros estádios de Merluccius hubbsi y su reclutamiento posterior”, na categoria de melhor poster.
A próxima edição do SIBECORP decorrerá em 2027, prevendo-se que o evento continue a privilegiar a partilha dos últimos avanços da investigação, fomentando a ciência, a inovação e a cooperação além-fronteiras.
Imagens associadas