2025-04-02 (IPMA)
O mês de março de 2025 foi o 2º mais quente a nível Global (Fig. 1) e o mais quente na Europa. Em Portugal Continental foi considerado muito quente em Portugal Continental (Fig. 2). Conheça as conclusões do Boletim Climatológico de março de 2025.
Globo
Março de 2025 foi o mais quente já registado com uma temperatura média global de 14.06°C, 0.65°C acima do valor médio 1991-2020 (Fig. 1). Estima-se que o mês tenha sido cerca de 1.60 °C mais quente do que a média pré-industrial de 1850-1900, e é o 20º mês num período de 21 meses em que a temperatura do ar da superfície média global excedeu 1.5°C.
Europa
Na Europa, foi o março mais quente de sempre com um valor médio da temperatura média do ar foi 6.03°C, 2.41°C°C acima do valor médio 1991-2020.
As temperaturas do ar na Europa estiveram predominantemente acima da média (1991-2020) em quase toda a Europa. As maiores anomalias foram registadas no leste da Europa e no sudoeste da Rússia, onde foram estabelecidos novos recordes. O Reino Unido registou o março com o maior número de horas de sol desde 1910. Em contraste, a Península Ibérica teve temperaturas mais baixas do que a média.
Em relação à precipitação em março de 2025, a maior parte do sul da Europa registou condições mais húmidas do que a média, em particular na Península Ibérica, que foi atingida por uma série de eventos climáticos severos e sofreu inundações generalizadas. Outras regiões mais húmidas do que a média incluem a Noruega, partes da Islândia e o noroeste da Rússia. Por outro lado, foram observadas condições mais secas do que a média no Reino Unido, na Irlanda e numa grande faixa oeste-leste na Europa Central que se estende para sul até ao Mar Negro, incluindo a Grécia.
Portugal Continental
Março de 2025 classificou-se como frio em relação à temperatura do ar e muito chuvoso em relação à precipitação (Fig. 2).
O mês de março em Portugal continental foi o 9º mais frio desde 2000 (mais frio: 1934 com 9.25 °C). O valor médio da temperatura média do ar, 11.81 °C, registou uma anomalia de -0.56 °C em relação ao valor da normal 1991-2020.
O valor médio da temperatura máxima do ar, 16.37 °C, foi o 9º mais baixo desde 2000 com uma anomalia de -1.19 °C abaixo do valor médio; o valor médio da temperatura mínima do ar, 7.26 °C, foi muito próximo do valor normal (+ 0.08°C).
Durante o mês de março, os valores da temperatura do ar verificaram-se geralmente abaixo, ou muito próximo, do valor médio mensal, tendo as anomalias mais significativas ocorrido nos valores da temperatura máxima. No período quente de 29 a 31 de março, destaque para o dia 31, com mais de 40 % das estações meteorológicas a registarem uma temperatura máxima acima de 25.0 °C.
Em relação à precipitação foi o 5º março mais chuvoso desde 2000, com um total de 177.5 mm, mais do dobro do valor médio 1991-2020 (229 %).
O mês foi condicionado pela passagem de 4 centros depressionários sobre o território (Jana, Konrad, Laurence e Martinho) que originaram durante grande parte do mês regimes de precipitação intensa e por vezes persistente. Esta situação teve como consequência o final da situação de seca meteorológica que ainda permanecia nalguns locais do Algarve.
Notícia anterior - Análise preliminar do mês (02/04/2025)
O mês de março de 2025 classificou-se como muito chuvoso e frio em Portugal Continental (Fig. 2).
Em termos de precipitação registou-se um valor 229.4% acima do normal (período 1990-2020), sendo o quinto mais elevado desde 2000. Em nove estações meteorológicas foram registados extremos da precipitação.
Em resultado da depressão Martinho, em 36 estações meteorológicas foram registados extremos de vento, dez dos quais extremos absolutos. O valor mais elevado foi registado na estação meteorológica do Cabo da Roca, com 169.2km/h.
Em relação à temperatura do ar de realçar a máxima, sendo que é a nona mais baixa desde 2000.
O território continental encontra-se atualmente sem classes de seca meteorológica.
Imagens associadas
Figura 1: Anomalia da temperatura do ar à superfície em março de 2025 em relação à normal climatológica 1991–2020. Fonte: Copernicus Climate Change Service/ECMWF.
Figura 2: Anomalia da temperatura média do ar e percentagem de precipitação no mês de março (período 1941 – 2025) em relação ao valor médio 1991-2020