2025-07-01 (IPMA)
No âmbito das comemorações do “Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses”, o Diretor do Departamento de Meteorologia e Geofísica do IPMA, Victor Prior, foi agraciado hoje com a Insígnia Autonómica de Bons Serviços na Sala Azul do Centro de Congressos. O Governo Regional entendeu distinguir o anterior Delegado Regional do instituto, reconhecendo publicamente os valiosos serviços prestados pelo mesmo ao longo dos últimos 17 anos na Região Autónoma da Madeira.
Adolfo Schön, Giuseppe Sofrà, Maria Luís Sousa e Silva, Raul Julião da Silva, Rui Marote e o Centro Social e Paroquial de Santa Cecília receberam a mesma condecoração na cerimónia de imposição de insígnias honoríficas madeirenses, tendo Guilherme Silva e Miguel Sousa sido agraciados com a Insígnia Autonómica de Valor.
Victor Prior é meteorologista de profissão. Licenciou-se em Física na Universidade de Aveiro, realizou uma pós-graduação em Gestão do Ambiente no ITEC/IST, o Mestrado em Ciência Geofísicas, com especialização em Meteorologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Doutoramento em Física, na área da Meteorologia, na Universidade de Aveiro.
Iniciou a sua atividade em 1988 no Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG), como bolseiro de um projeto de investigação. Fez o estágio probatório para meteorologista e, em 2003, tornou-se meteorologista assessor principal.
Foi coordenador do Centro de Processamento e Previsão Numérica do Tempo e, em novembro de 2008, foi colocado na Delegação Regional da Madeira, onde exerceu funções até fevereiro de 2025.
Imagens associadas