2025-06-17 (IPMA)
Promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos, o tema "Do Mar à Margem: Conhecimento e Sustentabilidade da Costa Norte Atlântica" foi mote para uma conversa, na Fábrica Vasco da Gama, no passado dia 17 de junho.
A conversa navegou entre vários assuntos como a pesca, as espécies e como se cruzam a linha da costa e da arquitectura, refletindo sobre os desafios, descobertas e oportunidades que a Costa Norte Atlântica e em especial Matosinhos e Angeiras, nos podem oferecer.
O IPMA marcou presença através de duas investigadoras da sua delegação de Matosinhos, dedicada ao mar e aos recursos marinhos:
Diana Feijó com o tema "A Sardinha e a Pesca do Cerco”
Mónica Felício com o tema "Pesca sustentável e pescaria do Camarão-Branco-Legítimo na Costa Norte”
Contou ainda com a apresentação do investigador Rafael Sousa Santos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), com o tema “Peixes, Praias e Pedras: a Arquitectura do Peixe em Matosinhos”.
Este evento foi moderado pelo arquitecto Nuno Coelho, director das Lotas da região Norte, incluindo a de Matosinhos.
Notícia anterior - 17 de junho
O IPMA participa na conversa "Do Mar à Margem: Conhecimento e Sustentabilidade da Costa Norte Atlântica", a 17 de junho de 2025, na Fábrica Vasco da Gama, em Matosinhos.
O encontro é promovido pela Câmara Municipal de Matosinhos e convida a mergulhar numa conversa sobre o futuro da nossa Costa; refletir sobre os desafios e oportunidades da Costa Norte Atlântica, onde o saber científico, a ação local e a sustentabilidade se cruzam.
Estas são algumas das questões a ser debatidas no encontro, para a qual todos são convidados.
O IPMA marca presença através de duas investigadoras da sua delegação de Matosinhos, dedicada ao mar e aos recursos marinhos:
Entre os outros participantes contam-se a Docapesca e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP).
Imagens associadas
Investigadora do IPMA, Diana Feijó
Investigadora do IPMA, Mónica Felício
Investigador da FAUP, Rafael Sousa Santos