Navio de investigação com capacidade para investigação costeira e oceânica foi construído em Bergen, na Noruega, nos estaleiros Mjellem & Karlsen. No dia 1 de setembro de 1978 foi oferecido pela Noruega a Portugal.
Tem um comprimento de 47.52 m, 10.32 m de boca, 495 GRT de tonelagem bruta atinge 13 nós de velocidade máxima, 7700 milhas de autonomia e 1500 HP de Potência.
Da sua tripulação fazem parte 18 pessoas, e 12 elementos integram a sua Equipa Técnica.
Ano de Construção: 1978.
Da configuração básica do navio fazem parte laboratórios de Hidrografia, Biologia, Química, Amostragem e Acústica. Este navio dedica-se à realização de campanhas de bio-oceanografia e pescas, que estudam oceanografia e plâncton, sedimentos e fauna bentónica, realizando ainda rastreio acústico, arrasto pelo fundo e arrasto pelágico. É um elemento fundamental das campanhas de monitorização previstas no Plano Nacional de Amostragem Biológica.
O navio tem ainda capacidade para efetuar levantamentos de geologia e geofísica marinhas: opera equipamentos de geofísica marinha, nomeadamente sísmica de reflexão multicanal de muito alta resolução, batimetria multifeixe e magnética.
Estado: Operacional.
Campanhas previstas para o ano corrente e seguinte